4/eNHo3nrWiAQmqsMavrUtkjbWw5hehohewMMvbT625jQ.srfgwVWEORcfaDn_6y0ZQNiqObxMmQI

Consultoria Estratégica & Outsourcing

CEO Grupo Consultoria

6 dicas para um fazer um Planejamento Estratégico – Minha empresa precisa?

Fonte: importandomarketing.com

Você pode ter se perguntado muitas vezes o que é um Planejamento Estratégico. Pode também ter se perguntado se a sua empresa realmente precisa de um PE, ou talvez, já saiba o que é e talvez já saiba que precisa, mas sua equipe pode não estar preparada para começar um PE. Se algumas dessas perguntas ou respostas te perseguem, você não pode perder essa super dica.

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta de plano de Gestão, que planeja o futuro de sua empresa, aprendendo a observar a conjuntura onde sua empresa está inserida e os possíveis cenários que virão, e traçar planos para vencer os obstáculos e fortalecer a empresa como um todo através de seis princípios básicos:

  1. Análise OT – Observa todo cenário futuro, externo à sua empresa (governo, taxas, inflação, concorrência, tecnologia, etc.) que possam interferir na sua empresa, mesmo que você nada possa fazer pra impedir, mas que podem servir de oportunidades ou ameaças, atuais ou futuras;

    Fonte: tnooz.com

    Fonte: tnooz.com

  2. Análise do poder de Barganha – Baseado no processo conhecido pelas 5 forças de Porter (Michael Porter), que compara sua empresa com o poder de barganha dos FORNECEDORES, CLIENTES, NOVOS ENTRANTES, PRODUTOS SUBSTITUTOS, E RIVALIDADE ENTRE INDUSTRIAS, e como isso afeta o seu negócio;

    Fonte: blog.mbasecasmp.com

    Fonte: blog.mbasecasmp.com

  3. Fatores Críticos de Sucesso – FCS: Quais fatores, se afetados, abalam a estrutura de sua empresa? Ao avaliar cada fator, sua empresa começa a se preparar para o mercado competitivo;

    Fonte: dextera.com.br

    Fonte: dextera.com.br

  4. Análise SWOT (FOFA): Chegou a hora de entender de fato como está sua empresa. Ela tem algo de muito bom? (FORÇAS); e o que pode fazer de melhor? (OPORTUNIDADES); O que está muito ruim e precisa ser melhorado? (FRAQUEZAS); Quais pontos (AMEAÇAS) você não pode perder de vista, para que seu negócio não afunde? Se sua empresa souber isso (quase todos), está no caminho de sucesso.

    Fonte: Pt.wikipedia.org

    Fonte: Pt.wikipedia.org

  5. Plano de Ação: Muitas ferramentas podem ser usadas aqui. Escolhi uma que facilita, e muito, sua capacidade de gerenciar os caminhos que percorrerá para combater ameaças ou maximizar seu negócio. 5W2H – termo em inglês que traduzindo para o português, define o que será feito (WHAT), por que será feito (WHY), onde será feito (WHERE), quando será feito (WHEN), por quem será feito (WHO), como será feito (HOW) e quanto custará fazer isso (HOW MUCH).

    Fonte: magaldinlog.com.br

    Fonte: magaldinlog.com.br

  6. Balanced Score Card – BSC: Por fim, o ponto de controle total dos indicadores, o BSC. Com ele sua empresa avalia quatro óticas diferentes de KPI’s (indicadores) o APRENDIZADO de sua equipe, os PROCESSOS INTERNOS, o CLIENTE e as FINANÇAS, de modo que sirva para um novo PE futuro.

    Fonte: deltapartners.ca

    Fonte: deltapartners.ca

 

Gostou? Deixe seus comentários e sugestões abaixo.

Referências: http://editora.fgv.br/ebooks, http://www.estudantesdeadm.com,

Share:

No Comments Yet.

Deixe uma resposta